Novidades

- 29.06.2018

Vinhos, frutas secas e oleaginosas: combinação selecionada para encantar

Saia do tradicional queijos e vinhos e inove nas apresentações de pratos deste inverno

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Por serem supersaudáveis e cheias de benefícios para o organismo, as oleaginosas e as frutas secas estão conquistando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados e compondo inúmeras receitas. Dentre as mais consumidas e utilizadas estão as nozes, amêndoas, avelãs, castanhas-do-pará, pistache, damasco, tâmaras, ameixa seca, castanha-de-caju, uvas passas e figos secos. Já pensou em substituir os queijos e frios de uma tábua de frios por frutas secas e oleaginosas para harmonizar com vinhos e apresentar às(aos) amigas(os)? Com certeza será uma experiência totalmente inusitada para todos e uma descoberta de novos ingredientes e sabores com grande sucesso e prestígio. Afinal, quem não gosta de saborear iguarias selecionadas e de qualidade?

As preferidas para esse tipo de composição são os damascos e as uvas passas brancas. Harmonizam bem com vinhos brancos maduros, que ficaram por mais tempo em barris, ou com os vinhos brancos doces, entendidos como vinhos de sobremesa; dentre eles: chardonnay, sauternes, passitos e colheita tardia. Mas é possível consumir essas duas frutas secas com vinho tinto também, contanto que não sejam tão encorpados. Assim como os figos e as ameixas secas combinam com tintos mais doces, em especial, os vinhos do Porto, as uvas-passas pretas também o fazem.

O vinho do Porto de estilo Tawny e os vinhos amadeirados, por sua vez, são excelentes escolhas para degustar junto com nozes, avelãs, amêndoas, castanhas-do-pará, entre outras oleaginosas similares.

Uma dica importante é que as oleaginosas sejam in natura para o tipo de harmonização mencionada acima, uma vez que o sal (presente nas versões salgadas dos produtos) pode desarmonizar com os taninos dos vinhos. Se você escolher comprar oleaginosas salgadas, siga com vinhos brancos ou tintos mais leves, como gamay, pinot noir, cabernet franc do Vale do Loire (França) ou syrah puro.

Boa experiência!

[Beba com moderação]

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2018 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari