Novidades

- 18.08.2019

Jogo dos 7 erros: será que você está preparando seu chá da forma correta?

Brinque e aprenda dicas para tornar seu chá diário cada vez melhor

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Existe coisa mais fácil do que preparar um chá? Resposta unânime: não. Isso a gente pode fazer, inclusive, de trás para frente ou até de olhos vendados, não é mesmo? Não tem erro: esquenta a água, coloca o sachê dentro da xícara, deixa um pouquinho parado e pronto: chá feito. Mas e se disséssemos que você pode estar preparando e bebendo o seu chá da maneira errada?

Primeiramente, para falarmos sobre o assunto, vale a diferenciação entre chás e infusões. Todos os chás são provenientes da mesma planta, a Camélia sinensis, que ao passar por diferentes processos recebe diferentes nomes, como por exemplo “chá verde”, quando a folha é cozida e enrolada antes de secar ou queimar. Já uma infusão é quando colocamos flores, frutas, especiarias, temperos, ervas – e por que não o próprio chá também? – para dar sabor a uma água.

Identificado isso, vamos aos erros e acertos:

1. Ferver ou não ferver a água? Eis a questão.

Quando você utilizar as folhas para fazer um chá, nunca ferva a água. Agora, no caso das infusões, a temperatura pode ser sim em torno dos 100ºC, porque a intenção é justamente extrair a maior quantidade de sabor da mistura. Para os sachês, que, na verdade, são folhas de chá trituradas e já misturadas com outros ingredientes, aplique a regra da infusão.

2. Tempo de infusão das folhas de chá ou do sachê: 3 ou 30 minutos?

3 minutos são suficientes para você garantir sabor, sem amargor, à sua xícara de chá. Depois disso, retire tanto as folhas quanto o sachê de dentro da xícara ou do bule.

3. Deixar a xícara ou o bule tampados durante o preparo: sim ou não?

Sempre sem tampa para que a infusão tenha mais contato com o oxigênio do ar.

4. Se for acrescentar leite ao chá: colocar antes ou depois?

Se você preparou o chá em maior quantidade, em um bule ou jarrinha, por exemplo, sirva primeiro o leite na xícara e depois complete com o chá, evitando assim que o chá esfrie com o choque de temperaturas. Se for um sachê direto na xícara, adicione o leite ao final.

5. Esmagar ou não esmagar o sachê de chá na borda da xícara ao final do preparo?

Jamais. Muito menos espremer o sachê com uma colherzinha.

6. Aquecer a água mais de uma vez: pode ou não pode?

Não pode. Sempre que for fazer um novo chá, use água fresca, a qual contém muito mais oxigênio e enriquece a experiência de apreciar os reais sabores do chá.

7. Quantas colheres de chá por pessoa?

Não é necessária aquela “uma a mais”. Quando fizer o chá em bules ou jarrinhas, isto é, em grande quantidade, você não precisa adicionar uma colher a mais da mistura só porque o tamanho é maior. Adicione exatamente o número de colheres respectivo a quantas xícaras de chá você quer obter. Uma colher de chá é suficiente para cada pessoa.

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2019 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Termos de Uso
Grupo Zaffari