Novidades

- 03.06.2019

Cozinhando a dois: strogonoff da Evelin e do Zanco para o Dia dos Namorados

Chef Marcos Livi ensina clientes a darem um toque extra nas receitas tradicionais da data

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

A receita de strogonoff de carne é um marco na história de amor, que já completa 16 anos, da Evelin e do Claudimar Zanco – clientes das nossas lojas. Além de ser uma receita superprática de preparar para o Dia dos Namorados, o strogonoff da Evelin e do Zanco carrega toda uma simbologia que tem a cara da data: eles preparam o prato juntos no dia da confraternização, literalmente a quatro mãos na cozinha, e também construíram a “sua própria receita” com um ingrediente diferenciado (queijo colonial) e muito amor envolvido.

De família italiana, o Zanco carregou para o seu relacionamento com a Evelin um “momento sagrado” – como ele mesmo definiu – que é a hora da refeição à mesa com todos reunidos. Um momento de grande importância para a vida do casal, o qual estão, inclusive, conseguindo passar para o filho. Evelin arrepia-se até no falar: “é nesse momento da comida que falamos das coisas do dia a dia, que relembramos momentos, que nos emocionamos. Para nós, o ato de nos reunirmos à mesa é único. Significa união, companheirismo e amor!”.

Uma dose extra de surpresa no prato
Como o supermercado escolhido pela Evelin e pelo Zanco para acompanhar essa linda e apaixonante história de cumplicidade, paixão e união regada à comida, decidimos oferecer uma dose de surpresa extra no sabor e na apresentação da receita tradicional da dupla para este Dia dos Namorados. Convidamos o renomado chef Marcos Livi, proprietário da Companhia de Gastronomia e Cultura (CGC) – com oito empreendimentos gastronômicos atrelados e muitos prêmios no avental – para auxiliar na missão. Como será que o chef se saiu?

Frente ao grande desafio recebido, Livi deparou-se com um ainda maior: a cozinha afetiva de um casal que trabalha junto, mora junto e cozinha junto. “O casal adora cozinhar pelo prazer de estarem juntos!” – destacou ele. Vamos ver, então, as sugestões do chef Livi para a Evelin e o Zanco montarem a quatro mãos uma receita de strogonoff no Dia dos Namorados? Está mais que liberado copiar a ideia aí na sua casa também!

Strogonoff da Evelin e do Zanco a la Marcos Livi

Nesta receita, Livi escolheu destacar e intensificar três ingredientes usados pelo casal no preparo e consumo da receita, que são: o queijo, o arroz e a batata palha. O arroz branco e a batata palha do acompanhamento deram lugar ao arroz selvagem pipoquinha, que confere crocância e faz as vezes dos dois itens. O queijo grana padano entra na finalização para intensificar o sabor do prato, tornando-o mais forte como manda a tradição na comida dos Zanco.

INGREDIENTES | Serve: 2 pessoas

  • 450g de filé mignon em iscas pequenas
  • ½ cebola média picadinha
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 dente de alho inteiro, cortado ao meio (manter a casca em um dos lados)
  • 1 cebola roxa pequena
  • ½ lata de tomate pelado
  • 150g de cogumelo Paris ou Castanho em lâminas
  • 1 xícara de arroz selvagem (também pode ser o negro ou um integral, tipos mais rústicos)
  • 2 colheres (sopa) de nata (creme de leite pasteurizado)
  • Manteiga sem sal
  • Queijo grana padano
  • Óleo para fritar
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Tomilho fresco para finalizar

MODO DE PREPARO

Arroz Pipoquinha:
Em uma panela, preferencialmente com tampa, coloque óleo suficiente para fritar, como se fosse preparar pipoca.
Aqueça o óleo e, quando estiver quente, adicione o arroz.
A dica é testar a temperatura do óleo antes, com uma pequena fração de arroz. Se os grãozinhos de arroz saltarem logo, está ok para fritar. Se não pularem imediatamente, espere e aqueça mais um pouco a panela.
Tampe e mexa sem parar. Cuidado para não queimar!

Com o auxílio de uma escumadeira, retire os grãos de arroz e deixe escorrer em um prato com papel toalha.

Strogonoff:
Enquanto isso, tempere as iscas de carne a gosto com sal e pimenta-do-reino. Sele-as rapidamente, retire e reserve.
Na mesma panela, refogue a cebola e o alho em azeite de oliva.
Volte com a carne para finalizar o preparo.

Acrescente os cogumelos à panela e um pouco de manteiga nesta hora.
Coloque os tomates pelados.

Finalize o strogonoff com a nata e desligue.

Montagem:
Para a montagem, você pode dispor de porções de arroz pipoquinha ao lado do strogonoff e complementar com pedaços de queijo grana padano, mais cogumelos salteados e tomilho por cima.

Opcional:
A montagem do chef Livi compreende outros dois elementos que você pode optar por colocar ou não: cebola roxa e alho tostado. Mas nós garantimos que deixa a harmonização do prato ainda melhor. Humm!

Abra a cebola roxa ao meio, aqueça uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e grelhe-a com a parte interna virada para baixo, pressionando levemente a parte superior com a mão. Quando dourar, coloque em uma assadeira e leve ao forno elétrico por cerca de 10 minutos a 180ºC, a fim de cozinhá-la internamente. Faça o mesmo procedimento com o dente de alho cortado ao meio, com a parte sem a casca voltada para a frigideira. Leve ao forno elétrico por alguns minutos para cozinhar. Retire a casca do alho e disponha uma metade em cada prato, assim como pedacinhos das camadas mais internas da cebola. Ficará delicado e acrescentará cor ao prato.

Saboreie ao lado de quem você ama. Feliz Dia dos Namorados!

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2019 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Termos de Uso
Grupo Zaffari