Novidades

- 08.08.2018

3 temperos infalíveis para cada tipo de preparo

Carne, peixe, frango, vegetais: saiba quais especiarias não podem faltar em determinadas receitas

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Ao circular pelas prateleiras das lojas Zaffari e Bourbon você se depara com inúmeros tipos de temperos avulsos e misturas prontas para o preparo de receitas. É difícil até saber qual deles comprar e como usar em cada ocasião. Existem, no entanto, três temperos que são o trio maravilha da cozinha: sal, alho e cebola. Todo mundo usa. Combinam com todos os pratos, das carnes aos vegetais e molhos. E, claro, você deve continuar colocando-os na panela. Mas isso é o básico do básico, e para poder ir além e incorporar novos sabores, aromas e texturas nos pratos simples, você precisará de um pequeno toque de especiarias e ervas aromáticas frescas ou desidratadas. Essa é também uma ótima oportunidade para ser mais saudável na cozinha, uma vez que você reduz a quantidade de sal da comida na hora em que o substitui por outros temperos.

A fim de auxiliar você nesta descoberta dos temperos apropriados para cada receita, indicamos 3 ingredientes que não podem faltar no preparo de alguns tipos de pratos, como: carnes, peixes, aves, massas, vegetais e molhos à base de tomate.

CARNE VERMELHA: PIMENTA CALABRESA + PÁPRICA + COMINHO
Dependendo da forma como você cozinhará a carne vermelha (assada, grelhada, frita, ao molho), alguns temperos podem mudar e serem mais específicos. Porém, de uma maneira geral, existem bons temperos-base como a pimenta calabresa, a páprica e o cominho para a carne. Outro bom aliado nesse preparo é o chimichurri (mistura de pimenta calabresa, vinagre, limão, azeite, salsinha e orégano).

PEIXES E AVES: COENTRO EM GRÃOS + AÇAFRÃO + PIMENTA-DO-REINO
Fortemente utilizado na cozinha baiana e asiática, o coentro em grãos acompanha bem refogados de peixes e aves. A pimenta-do-reino, por sua vez, complementa quase todos os pratos salgados, por isso atua como um excelente aliado do sal na hora de salgar. Já o açafrão-da-terra, também chamado de cúrcuma, oferece sabor e coloração aos pratos e é uma das especiarias que compõem o curry – utilizadíssimo no preparo de peixes.

Confira algumas aplicações das especiarias e dicas do chef Felipe Sica

MASSAS: SÁLVIA + MANJERONA + ALECRIM
As ervas aromáticas, sejam elas secas ou frescas, são excelentes temperos para as massas, estando presentes nos molhos ou na própria farinha da massa – para quem faz massas caseiras. Com folhas pontudas e finas, o alecrim tem sabor muito forte, devendo ser usado com cuidado, pois em excesso pode dominar completamente o sabor do prato, assim como a sálvia. Essa, por sua vez, é ótima para massas e carnes suínas; porém, não pense em colocá-la em receitas doces. A manjerona, parecida com o orégano, fica excelente nos molhos vermelhos à base de tomate para temperar as massas, da mesma forma que o manjericão. Só não os confunda!

VEGETAIS: LOURO + CHEIRO VERDE + NOZ MOSCADA
Muito tradicional no feijão dos brasileiros, as folhas de louro são versáteis e ótimas para compor comidas à base de vegetais, como caldos para sopas, saladas e legumes no vapor. O cheiro verde, que nada mais é do que salsa e cebolinha verde, é ainda melhor para tais pratos e está presente na maioria dos preparos caseiros ou em restaurantes nacionais. A noz moscada, no entanto, não é um item tão recorrente assim; mas aposte em uma pitada dessa especiaria para acentua o sabor dos legumes ou vegetais.

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 

Trabalhe Conosco

Cadastre-se em nosso site.

© 2018 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade
Grupo Zaffari